DER abre propostas para duas trincheiras no Noroeste do Paraná
31/10/2018
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, abriu nesta quarta-feira as propostas de preços das licitações para a construção de duas trincheiras na região Noroeste. Com investimento previsto de um milhão de reais, a obra na PR-569, entre Nova Londrina e Marilena, atraiu quatro empresas. Já a concorrência para a estrutura na PR-542, entre Colorado e Alto Alegre, com preço máximo de 921 mil, teve seis interessadas. As obras fazem parte de um programa da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística com objetivo de melhorar as rodovias de acesso entre as áreas produtoras de cana-de-açúcar até as usinas, em parceria com a Associação dos Produtores de Bionergia do Paraná e os municípios. De acordo com a governadora Cida Borghetti, as trincheiras garantirão a segurança de quem utiliza as rodovias e também dos moradores.// SONORA CIDA BORGHETTI.//
Atualmente, os trechos são muito utilizados por caminhões bitrens carregados de cana-de-açúcar. Para entrar nas usinas, os motoristas precisam trafegar com lentidão, aumentando assim o risco de acidentes nas rodovias, onde os demais veículos trafegam em alta velocidade. Além disso, detritos dos caminhões acabam caindo na pista, o que contribui para deteriorar o asfalto. Com a construção das trincheiras, o trajeto ficará mais curto e seguro, reduzindo os custos e agilizando o escoamento da produção. A previsão é de que as obras sejam concluídas em oito meses após as ordens de serviço. Ao todo, serão construídas cinco trincheiras no Noroeste do Estado, que facilitarão o acesso a usinas sucroalcooleiras. Já está em andamento a construção na PR-492, no trecho entre o Rio Ivaí e a PR-180, no município de Rondon. Estão previstas intervenções na PR-082, entre Ivaté e Icaraíma, e na PR-464, entre Paranavaí e Paranacity. Essas licitações já foram homologadas e aguardam depósito da caução para assinatura do contrato com as empresas vencedoras. (Repórter: Wyllian Soppa)
Atualmente, os trechos são muito utilizados por caminhões bitrens carregados de cana-de-açúcar. Para entrar nas usinas, os motoristas precisam trafegar com lentidão, aumentando assim o risco de acidentes nas rodovias, onde os demais veículos trafegam em alta velocidade. Além disso, detritos dos caminhões acabam caindo na pista, o que contribui para deteriorar o asfalto. Com a construção das trincheiras, o trajeto ficará mais curto e seguro, reduzindo os custos e agilizando o escoamento da produção. A previsão é de que as obras sejam concluídas em oito meses após as ordens de serviço. Ao todo, serão construídas cinco trincheiras no Noroeste do Estado, que facilitarão o acesso a usinas sucroalcooleiras. Já está em andamento a construção na PR-492, no trecho entre o Rio Ivaí e a PR-180, no município de Rondon. Estão previstas intervenções na PR-082, entre Ivaté e Icaraíma, e na PR-464, entre Paranavaí e Paranacity. Essas licitações já foram homologadas e aguardam depósito da caução para assinatura do contrato com as empresas vencedoras. (Repórter: Wyllian Soppa)