Copel investe 13 milhões de reais na melhoria de semáforos do Paraná

09/08/2011
A Copel está ajudando a tornar mais eficiente e segura a sinalização luminosa de trânsito em dez cidades paranaenses. Vão ser substituido em quase 14 mil pontos de sinalização 35 mil lâmpadas incandescentes comuns dos semáforos, normalmente com potência de 100 watts cada, por lâmpadas de tecnologia LED de apenas 15 watts, que fazem o mesmo trabalho consumindo bem menos eletricidade e com maior durabilidade. Segundo a gerente do Departamento da Utilização de Energia da Copel, Ana Maria Battaglin, os beneficios são para o municipio, para o estado e principalmente para o meio ambiente.// SONORA ANA MARIA BATTAGLIN.//
A iniciativa, orçada em 13 milhões de reais, está sendo executada por meio de convênios assinados com as prefeituras envolvidas. O maior número de semáforos está concentrado em Curitiba, onde o serviço de instalação encontra-se em andamento e somará, ao final, 11 mil pontos.
Com essa medida, a Copel espera proporcionar uma redução nos custos de manutenção do sistema de sinalização, em virtude da menor necessidade de intervenções para a troca de lâmpadas e, também, uma redução anual de consumo da ordem de 8 mil megawatts-hora aos municípios beneficiados.
( Repórter: Juliane Silva)