Convênios garantem casa própria para 992 famílias do Norte Pioneiro

17/11/2011
O governador Beto Richa assinou nesta quinta-feira convênios para a construção de casas populares nos municípios de Cornélio Procópio e Bandeirantes, no Norte Pioneiro. O valor total do investimento é de quase 40 milhões de reais, por meio do Morar Bem Paraná, programa que prevê a construção de moradias para 100 mil famílias paranaenses nos próximos quatro anos.
Em Cornélio Procópio, serão construídas 760 unidades urbanas e 20 moradias rurais. Em Bandeirantes o contrato prevê a construção de 202 unidades urbanas e 10 moradias rurais.
Os recursos são do governo do Estado, por meio da Cohapar, Companhia de Habitação do Paraná, e do governo federal, através do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O restante é a contrapartida dos municípios, com a doação dos terrenos para a construção das casas.
O governador afirmou que está sendo construído um Estado melhor para se viver de maneira fraterna e socialmente mais justa, e que nesse sentido, a habitação é umas das áreas mais importantes e o governo está empenhado em garantir aos paranaenses a concretização do sonho da casa própria. Beto também destacou que o convênio assinado em Cornélio Procópio é o maior em valor e número de unidades. // SONORA RICHA //
A Cohapar fica responsável pela execução dos projetos técnicos da obra e pelo cadastro, seleção e classificação das famílias beneficiadas. Todas as residências terão redes de água, esgoto e luz elétrica. Mounir Chaowiche disse que o Paraná é referência para todo o País em política habitacional, porque há uma união de esforços com o governo federal e os municípios. // SONORA MOUNIR //
De acordo com o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannuch, a maior área a receber as casas fica na zona oeste do município, entre os jardins Progresso e Primavera. Somente nessa região, está prevista a construção de 752 casas. Hannuch ainda disse que há outras 108 residências, a serem construídas no distrito de Congonhas, já anunciadas pelo Governo do Estado e em processo de licitação. // SONORA AMIN //
O governador ainda participou nesta quinta-feira da abertura da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, a Ficafé, em Jacarezinho. O evento, que termina nesta sexta-feira, é o maior do setor da cafeicultura paranaense e um dos maiores do Brasil com foco em cafés especiais. Ele afirmou que tem como meta resgatar a dívida do Estado com a região do Norte Pioneiro, que já foi a porta de entrada do desenvolvimento econômico e social do Paraná.
Participam da feira mais de 7 mil agricultores e cafeicultores de todo o Paraná e de outros estados. (Repórter: Jurandir Ambonatti)