Contorno de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, será licitado ainda neste ano

27/11/2018
O Governo do Estado planeja lançar até o fim deste ano a licitação para a obra do Contorno de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro. A intervenção prevê a pavimentação de um trecho de três quilômetros de extensão conhecido como “desvio do casarão”, que liga a PR-092 à PR-422.
Orçada em mais de 11 milhões e meio de reais, a obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. A intervenção terá 85% de financiamento do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, com aporte de 15% do estado.
A população teve a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto durante a audiência pública realizada nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e pelo DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social do município e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas.
O engenheiro do DER, Glauco Lobo, coordenador da Unidade de Gestão do Programa do BID, lembra que a consulta pública é um requisito para todas obras que recebem recursos do banco. /SONORA GLAUCO LOBO/
O projeto prevê a implantação de uma pista simples pavimentada com acostamentos e duas interseções em nível nas extremidades. Uma ferrovia será transposta através de um viaduto com 30 metros de comprimento. A obra do elevado é também uma reivindicação da Prefeitura, que planeja utilizar a faixa de domínio da ferrovia para uma nova avenida, com inclusão de pista de caminhada e ciclovias.
Segundo Glauco Lobo, o Contorno de Wenceslau Braz é muito esperado pela população, porque vai diminuir os transtornos e facilitar o escoamento da produção regional. /SONORA GLAUCO LOBO
Celia da Gouveia, moradora do centro cidade, reclama dos danos nos imóveis causados pelos tremores que os caminhões ocasionam. Ela também alerta para os riscos no trânsito por causa do tráfego. /SONORA CELIA DA GOUVEIA/
O projeto do contorno está pronto e o edital já foi elaborado. A expectativa é que a licitação seja lançada até o fim deste ano, depois da etapa de consulta pública. A previsão é que as obras iniciem no primeiro semestre do ano que vem. (Repórter: Filipe Andretta)