Consórcios podem iniciar estudos de ferrovia entre Paraná e Mato Grosso do Sul
21/03/2018
O governador Beto Richa autorizou, nesta quarta-feira, a abertura dos estudos de engenharia e de viabilidade técnica, ambiental e econômica para implantação de uma nova ferrovia, com cerca de 1 mil quilômetros de extensão, para ligar o Porto de Paranaguá a Dourados, no Mato Grosso do Sul.
A assinatura do termo técnico foi no Palácio Iguaçu, com a presença dos representantes das empresas habilitadas para o trabalho e representantes do Banco Mundial, o Bird.
O governador afirmou que a nova ferrovia será um grande vetor para o desenvolvimento do Paraná, ampliando a competitividade dos produtos do Estado. //SONORA BETO RICHA//
A obra da nova ferrovia está dividida em dois trechos. O primeiro tem 400 quilômetros e liga Guarapuava ao Litoral do Paraná. O segundo vai de Guarapuava até Dourados, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra, com a construção de mais 350 quilômetros de trilhos. Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o empreendimento vai ter como destaque o trabalho de vários municípios, simultaneamente, e até mesmo do Paraguai.
Menos de 20% das mercadorias que chegam a Paranaguá são atualmente entregues por via férrea. A projeção, com a obra, é que haja crescimento de 450% com o novo ramal ferroviário. (Repórter: Gilberto Bettinelli)
A assinatura do termo técnico foi no Palácio Iguaçu, com a presença dos representantes das empresas habilitadas para o trabalho e representantes do Banco Mundial, o Bird.
O governador afirmou que a nova ferrovia será um grande vetor para o desenvolvimento do Paraná, ampliando a competitividade dos produtos do Estado. //SONORA BETO RICHA//
A obra da nova ferrovia está dividida em dois trechos. O primeiro tem 400 quilômetros e liga Guarapuava ao Litoral do Paraná. O segundo vai de Guarapuava até Dourados, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra, com a construção de mais 350 quilômetros de trilhos. Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o empreendimento vai ter como destaque o trabalho de vários municípios, simultaneamente, e até mesmo do Paraguai.
Menos de 20% das mercadorias que chegam a Paranaguá são atualmente entregues por via férrea. A projeção, com a obra, é que haja crescimento de 450% com o novo ramal ferroviário. (Repórter: Gilberto Bettinelli)