Concessão dos serviços nos parques estaduais à iniciativa privada vai incrementar o turismo

21/11/2018
A governadora Cida Borghetti encaminhou à Assembleia Legislativa na última segunda-feira um projeto de lei para delegar à iniciativa privada a exploração dos serviços públicos nas unidades estaduais de conservação da natureza.
Segundo o Secretário de Estado do Esporte e Turismo, João Barbiero, a medida visa fortalecer ações de conservação e potencializar a visitação dos locais, estimulando o ecoturismo paranaense. Ele afirmou que o processo amplia o potencial de negócios dentro do setor turístico, ao mesmo tempo em que respeita as questões ambientais.
A delegação deve acontecer por meio de licitação, na modalidade de concorrência. A medida faz parte do projeto “Parques do Paraná – Conhecer para Conservar”, criado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em 2015.
Guilherme Vasconcellos, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Instituto Ambiental do Paraná, explicou que a medida é um passo importante para a modernização da gestão das unidades, além de contribuir para a sustentabilidade econômica.
Estão contemplados no projeto os parques estaduais de Vila Velha, do Guartelá e do Monge. Atualmente, a gestão das unidades é feita pelo IAP. (Repórter: Filipe Andretta)