Cida Borghetti destaca responsabilidade com as contas públicas em encontro com gestores municipais em Foz do Iguaçu, na região Oeste

06/12/2018
A governadora Cida Borghetti afirmou nesta quinta-feira, durante o Encontro Paranaense de Gestores Municipais, em Foz do Iguaçu, que vai entregar o comando do estado com as contas em dia. O evento é organizado pela AMP, Associação dos Municípios do Paraná, em parceria com o Governo do Estado. Na abertura do encontro que reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores, a governadora destacou a responsabilidade com as contas públicas. /SONORA CIDA BORGHETTI/
Cida Borghetti também ressaltou que, enquanto os demais estados não fizeram investimentos nos últimos anos, em dez meses de gestão, o Governo do Paraná não poupou esforços para melhorar a qualidade de vida nos 399 municípios. /SONORA CIDA BORGHETTI/
A governadora lembrou o programa de modernização da gestão pública, com a introdução de serviços como o Governo Digital, para reduzir a burocracia.
Durante o evento, Cida Borghetti falou sobre os investimentos em obras, como a duplicação das rodoviais PR-323 e a PR-445, e a instalação do Aeroporto Regional do Oeste. Também citou os hospitais Regionais de Guarapuava e de Ivaiporã, o Hospital da Criança em Maringá, a dragagem e construção do cais Oeste do Porto de Paranaguá.
Na educação, a governadora apontou medidas como a obrigatoriedade da vacina das crianças para matrículas e rematrículas nas escolas, o pagamento de uma dívida trabalhista de 200 milhões de reais com os professores, e os nove cursos inaugurados nas universidades estaduais.
Em relação à segurança, Cida Borghetti destacou a criação da Divisão de Combate à Corrupção, a integração das forças de segurança, e o repasse de um helicóptero para reforçar a região da fronteira, em Foz do Iguaçu.
A governadora também falou sobre a ampliação da regionalização das ações de saúde, com apoio do estado a mais de 300 hospitais. Segundo Cida Borghetti, nos últimos meses foi possível avançar também nas áreas ambiental e no apoio à agricultura.
O prefeito de Coronel Vivida e presidente a AMP, Frank Schiavini, disse que o Paraná engrandece as gestões municipais para atender a população e garantir mais qualidade de vida. /SONORA FRANK SCHIAVINI/
Além de debate e troca de experiências, o evento em Foz do Iguaçu trata de temas relevantes da agenda municipalista, como Pacto global da ONU, terceirizações na Saúde e Parcerias Público-Privadas. (Repórter: Filipe Andretta)