Ciclo de oficinas técnicas sobre resíduos sólidos é encerrado

08/02/2018
Foi concluído nesta quinta-feira, em Curitiba, o Ciclo de Oficinas Técnicas Regionais do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná. A iniciativa do Governo Estadual, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, prevê a elaboração dos planos estaduais, assim como municipais, como um importante instrumento no processo de planejamento da gestão de resíduos.
Foram promovidos seis encontros nos municípios de Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Toledo e Curitiba. As oficinas fazem parte da meta 2 do plano, relativas ao diagnóstico da situação do setor de resíduos Paraná. Uma nova rodada de oficinas está prevista com o objetivo de apresentar as propostas para cada região do Estado e tipo de resíduo.
Para o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Vinicio Bruni, os encontros regionais colaboram para o desenvolvimento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná. //SONORA VINICIO BRUNI//
Entre os princípios do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná estão a proteção da saúde pública, o incentivo à indústria da reciclagem e a eliminação de áreas irregulares para destinação de resíduos sólidos. Para tanto, ele prevê a adoção de medidas para incentivar e viabilizar a gestão consorciada ou compartilhada desses resíduos, além de metas de redução, reutilização, reciclagem e aproveitamento energético do lixo e da recuperação de lixões. (Repórter: Gilberto Bettinelli)