Ceasas do Paraná retomam atividades nesta quarta-feira

30/05/2018
As Ceasas do Paraná retomam as atividades de abastecimento de hortigranjeiros. Na madrugada desta quarta-feira, o mercado da Ceasa Curitiba abriu às 4 e meia da madrugada sem incidentes causados pelo movimento de paralisação dos caminhoneiros. Nas Ceasas de Maringá e Cascavel, os bloqueios em volta das entradas das também foram desfeitos pela manhã.
O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Natalino Avance de Souza, destacou o empenho do Governo do estado para melhorar a situação do abastecimento através do apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar. A estimativa é de que a unidade de Curitiba deixou de movimentar cerca de 3 milhões e 700 mil reais por dia.
A Ceasa da capital teve nesta quarta-feira fluxo dentro do esperado pela direção da empresa. No Mercado do Produtor, compareceram 50 dos cerca de 350 agricultores cadastrados que vendem diretamente suas produções. Boa parte das 420 empresas atacadistas da unidade também abriram as portas para selecionar hortigranjeiros que ainda estavam estocados em câmaras frias e receber mercadorias vindas de outras regiões.
Para Natalino de Souza, a previsão é de que no meio da próxima semana, entre terça e quarta-feira, o mercado já esteja normalizado.
A unidade de Curitiba fecha nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Já as Ceasas de Maringá, Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu abrem para favorecer o abastecimento. A movimentação de produtores, atacadistas e compradores deve aumentar e auxiliar na normalização da oferta e comercialização de hortigranjeiros nos próximos dias. Com o aumento de produtos nos mercados, o preço deve baixar.
Para conferir os dias e horários de funcionamento das Ceasas do Paraná, acesse www.ceasa.pr.gov.br . (Repórter: Filipe Andretta)