Casas populares financiadas pelo poder público vão ter energia solar

25/04/2018
A governadora Cida Borghetti sancionou a lei que prevê instalação obrigatória de painéis solares, para aquecimento de água, em habitações populares financiadas pelo poder público, em todo o Paraná. O projeto de lei 34/2015, que foi assinado nesta quarta-feira, é de autoria do deputado Anibelli Neto.
Para a governador, essa é uma medida importante porque permite às famílias economizar com energia, sem perder em conforto.
Pela lei, torna-se obrigatório o uso de aquecimento solar em habitações populares construídas com recursos públicos federais, estaduais ou municipais, minimizando o valor gasto com energia elétrica, através da substituição dos chuveiros elétricos tradicionais por aquecedores solares.
O sistema de aquecimento deverá ser dimensionado para atender, no mínimo, 40% de toda a demanda anual de energia necessária para o aquecimento de água da unidade. O deputado Anibelli Neto disse que a medida pretende contribuir com a qualidade de vida da população, evitar os apagões e reduzir o custo de vida.
(Repórter: Gilberto Bettinelli)