Caminhoneiros ganham duas academias no Pátio de Triagem em Paranaguá, no Litoral do estado

18/10/2018
A Appa, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, instalou nesta quarta-feira duas academias ao ar livre no Pátio de Triagem de Caminhões de Paranaguá. Foram investidos cerca de 40 mil reais na compra de 22 equipamentos que podem ser usados pelos motoristas durante o período em que aguardam para descarregar ou carregar nos terminais portuários.
O Pátio de Triagem tem capacidade para abrigar até mil caminhões simultaneamente, mas diariamente recebe cerca de dois mil e 500 veículos para descarregar grãos no período de safra. Desde o início do ano até esta quarta, já passaram pelo local 353 mil caminhões. O diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese, explica que os equipamentos para atividade física foram instalados para o bem-estar dos caminhoneiros. /SONORA LOURENÇO FREGONESE/
A Appa também promoveu uma ação de cidadania voltada aos motoristas, chamada “Porto em Ação”. Ao todo, 520 caminhoneiros puderam cortar o cabelo e fazer testes de glicemia, hipertensão arterial, testes rápidos de HIV, Hepatite C e B, vacinação contra febre amarela e gripe, além de consultas de habilitação e CNH eletrônica. Neuri Leobet, responsável pelo “Porto em Ação” por parte da Appa, destacou que a iniciativa acontece mensalmente no Pátio de Triagem, com apoio do Detran, Secretaria da Saúde, Ecovia e outras entidades.
O Caminhoneiro de Chopinzinho, Marcos Ceni, elogiou a ação de cidadania e a academia ao ar livre. /SONORA MARCOS CENI/
Desde 2011 foram investidos em torno de 10 milhões de reais no Pátio de Triagem para melhorar o atendimento ao caminhoneiro. Entre as melhorias estão a pavimentação e concretagem das vias internas, um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED, obras de prevenção e combate a incêndio e nova rede elétrica. (Repórter: Filipe Andretta)