Beto Richa confirma presença na inauguração do Museu do Holocausto, neste domingo, em Curitiba

18/11/2011
Representantes da comunidade israelita estiveram nesta sexta-feira com o governador Beto Richa e fizeram o convite para que ele participe do lançamento do Museu do Holocausto, que será inaugurado neste domingo, em Curitiba. O espaço, que é o primeiro do gênero no Brasil, foi construído pela comunidade judaica paranaense para preservar a história do holocausto ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial e contribuir para a educação.
Foram recebidos pelo governador o presidente da Confederação Israelita Brasileira, Claudio Lottemberg, e o da Federação Israelita do Paraná, Manoel Knophfolz. Beto confirmou presença na inauguração e disse que o Paraná fica honrado em receber um museu tão importante, que mantém vivo um acontecimento histórico e homenageia as vítimas e sobreviventes do holocausto. Cláudio Lottemberg, da Federação Israelita Brasileira, disse que o museu é um local que retrata a história do povo judeu e o genocídio, que foi um dos maiores da história da humanidade. E que a instalação desse museu em Curitiba representa o respeito do povo paranaense com a comunidade judaica. // SONORA CLAUDIO //
O espaço será aberto ao público em fevereiro do ano que vem, prazo necessário para conclusão das obras no setor administrativo. O museu reúne documentos, peças históricas e fotografias. O local é totalmente informatizado, o que facilita as consultas de documentos e arquivos em áudio e vídeo. Os itens do acervo foram doados pela comunidade israelita e adquiridos em instituições e museus internacionais, como o de Jerusalém.
Durante o encontro, realizado no Palácio das Araucárias, o governador também foi convidado para participar do encerramento da 42ª Convenção da Comunidade Israelita do Brasil, que acontece pela primeira vez em Curitiba. Manoel Knophfolz, da Federação Israelita do Paraná, destacou a importância do encontro // SONORA MANOEL //
O encerramento da 42ª Convenção da Comunidade Israelita do Brasil será neste sábado, reunindo lideranças de 14 entidades judaicas. (Repórter: Jurandir Ambonatti)