Beto Richa autoriza novas casas e escola em cidades do Centro do Estado

10/02/2012
O governador Beto Richa assinou nesta sexta-feira ordem de serviço para a construção de uma escola estadual e para obras viárias, em Turvo, e acompanhou o início das obras de 141 casas, em Manoel Ribas. Os dois municípios ficam na região central do Paraná, onde o índice de desenvolvimento humano é um dos mais baixos do Estado. O investimento nas duas cidades soma mais de 10 milhões.
Beto disse que governa com olhos voltados para o interior, principalmente para regiões que mais precisam do poder público. Ele destacou que o plano de governo prevê prioridade às áreas de menor IDH, que terão mais investimentos em infraestrutura social.
A escola custará 3 milhões e 180 mil e atenderá 1.260 alunos dos ensinos fundamental e médio, nos turnos diurno e noturno. Beto afirmou que o maior compromisso desta gestão é com a educação. Em Turvo, o governo também autorizou a pavimentação de vias urbanas, construção de calçadas e galerias de águas pluviais. O valor das obras é 263 mil. Deste total, 197 mil serão liberados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, a fundo perdido, e o restante é contrapartida municipal. O governador destacou que apenas nesta semana participou de eventos relacionados à construção de cerca de 390 unidades habitacionais, em Assaí, Nova Santa Bárbara e Doutor Camargo, além das que serão construídas em Manoel Ribas. // SONORA RICHA //
O Residencial Lauro Müller, em Manoel Ribas, terá 141 unidades habitacionais e investimento de 7 milhões. As obras serão gerenciadas pela Companhia de Habitação do Paraná, a Cohapar, e fazem parte do Morar Bem Paraná, programa do Governo do Estado que prevê atender cerca de 100 mil famílias em quatro anos.
A nova escola terá área 2.754 metros quadrados, com 12 salas de aula e quatro salas especiais para laboratórios e biblioteca, além de seis ambientes administrativos e pedagógicos.
O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, lembrou que o Governo do Estado contratou mais de 17 mil professores concursados, iniciou a reforma de 500 escolas e promoveu a equiparação salarial dos professores, com aumento de 26%.
O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, explicou que o empreendimento é resultado da parceria com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades. A meta do governo estadual é reduzir o déficit habitacional no Paraná, que chega a cerca de 270 mil residências. // SONORA MOUNIR //
Ao fazer um balanço dos avanços na área de habitação, Beto Richa disse que, no ano passado, o governo estadual firmou contratos para a construção de 26.300 unidades habitacionais e regularizou 3.800 títulos de propriedade. Além disso, 6.200 unidades com obras paradas ou em ritmo lento parando foram retomadas e 1.750 delas já foram entregues. O investimento total na área no primeiro ano de governo foi de cerca de 1 bilhão de reais. (Repórter: Jurandir Ambonatti)