Beto Richa autoriza crédito para incentivar uso de gás natural

26/03/2012
O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira, em Curitiba, a criação de linhas de crédito para incentivar o uso do Gás Natural Veicular, o GNV, no Estado. Por meio de um convênio entre a Companhia Paranaense de Gás, a Compagas, e a Agência de Fomento do Paraná, estão disponíveis 10 milhões de reais em financiamentos, na modalidade microcrédito, para conversão de motores de veículos utilizados na prestação de serviços e também para postos de combustíveis e oficinas reparadoras e convertedoras que desejem investir em equipamentos e estrutura.
Os recursos serão emprestados a juros de 0,58% a 1% ao mês, com pagamento em até 60 meses e carência de 12 meses. O acordo assinado tem validade até dezembro de 2014. O governador afirmou que a ideia é estimular o consumo do GNV e fomentar uma nova alternativa energética. A linha de crédito também está afinada com a política industrial do Estado, onde o setor deve continuar crescendo acima do nacional. Beto lembrou que a produção industrial do Paraná registrou crescimento de 7% em 2011, maior taxa entre os estados brasileiros. Segundo ele, o novo momento vivido pelo Estado facilita a atração de investidores.// SONORA RICHA //
O diretor-presidente da Compagas, Luciano Pizzatto, disse que o preço do equipamento de GNV e esta linha de crédito com juros baixos permitem aos trabalhadores adaptarem os veículos com o que existe de mais moderno na área de gás veicular.// SONORA PIZZATTO // Ele informou que o objetivo da empresa é ampliar a oferta do gás natural para todo o Estado em parceria com os sindicatos e distribuidores de combustíveis.
O diretor-presidente da Agência de Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, afirmou que os interessados em adquirir uma linha de crédito têm que procurar os sindicatos do setor, que estão em contato com os agentes de crédito da agência.// SONORA JURACI // De acordo com o presidente do Sindicombustíveis, Roberto Fregonese, o convênio contribuirá para aumentar a rede de postos de combustíveis fornecedores de GNV em todo o Paraná.// SONORA FREGONESE //
Para os usuários que utilizam veículos para serviços, a linha de crédito irá permitir a conversão com tecnologia de ponta, com kits de 5ª geração e que possuem alto rendimento e garantem mais economia e redução da emissão de poluentes. (Repórter: Jurandir Ambonatti)