Base do serviço aeromédico do Noroeste do estado completa mil voos

11/10/2018
Implantada em 2016, a base do serviço aeromédico do Noroeste, com sede em Maringá, registrou nesta semana a marca de mil voos. O número inclui resgates em casos de urgência e emergência, remoções inter-hospitalares, transporte de órgãos para transplante e operações de transporte de pacientes graves no Paraná. Além de Maringá, o serviço conta com bases em Curitiba, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa.
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressalta que o serviço aeromédico tem grande importância no atendimento a casos graves, e comemora a marca alcançada pela base no Noroeste. /SONORA ANTÔNIO CARLOS NARDI/
Além dos helicópteros sediados nas bases regionais e que têm autonomia de voo de 250 quilômetros, o serviço conta com um avião UTI e outras três aeronaves da Casa Militar, usadas para atendimento médico quando necessário.
O serviço aeromédico apoia o Sistema Estadual de Transplantes, realizando o transporte de órgãos e equipes médicas. Atualmente, o Paraná possui o maior índice de doação de órgãos, chegando a 49 doações por milhão de pessoas, enquanto a média nacional é de menos de 18 doações por milhão. (Repórter: Filipe Andretta)