Banco Central deve reavaliar ressarcimento de cédulas manchadas, diz Procon
04/06/2011
O Procon do Paraná está encaminhando ofício ao Banco Central manifestando preocupação e solicitando a reavaliação de medida relativa ao ressarcimento do cidadão que, eventualmente, venha a receber uma cédula manchada no caixa eletrônico, adequando-a ao Código de Defesa do Consumidor. Para a coordenadora Claudia Silvano, o consumidor não pode ser penalizado caso venha a retirar uma nota manchada em caixa eletrônico. Ela explicou que o processo de análise da cédula é longo, pois não há como pedir reparação imediata, e, além disso, não há garantia de ressarcimento. Segundo o Procon sendo assim, o consumidor é quem sai prejudicado, tanto pela espera, já que realizou um saque da conta por necessitar daquela quantia, quanto pela possibilidade de perder dinheiro, devido a uma falha na segurança do banco. Claudia enfatiza que a segurança é uma responsabilidade da instituição financeira e não pode ser repassada ao consumidor. O Procon do Paraná também faz um alerta para a população e o comércio em geral para que não recebam notas manchadas em qualquer transação. (Repórter: Maria Eduarda Buchi)