BRDE chega a 2 bilhões e 250 milhões de reais em contratações

28/12/2018
O BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, superou em 2018 os resultados do ano passado e atingiu a maior diversificação de fontes de recursos da história do banco. As contratações nos três estados do Sul do país chegaram a 2 bilhões e 250 milhões de reais até esta sexta-feira, o que já supera em mais de 100 milhões de reais o balanço do ano anterior. As contratações feitas pela Agência Paraná do BRDE representam pouco mais de 34% do total, com 774 milhões investidos em empreendimentos no Estado. O agronegócio é o setor com maior representatividade nos financiamentos no Paraná em 2018. O presidente do BRDE, Orlando Pessuti, afirmou que os resultados contribuem para impulsionar a economia no Sul do Brasil. // SONORA ORLANDO PESSUTI //
Além da receita operacional, contribuíram para os bons resultados de 2018 a redução de custos, com o programa de demissão voluntária, e a manutenção de níveis aceitáveis de inadimplência, medidas que promoveram o crescimento sustentável do Patrimônio Líquido do banco em 6,8%, o que permitirá a alavancagem de mais financiamentos nos próximos anos. O grande desafio do BRDE em 2018 foi buscar novas fontes de recursos, os chamados fundings, diante da redução de repasses do BNDES, historicamente o maior parceiro do banco. O BRDE elaborou uma política de diversificação de fontes, buscando parceiros dentro e fora do país. Foi assim que o BRDE tornou-se agente financeiro do Fundo Geral de Turismo, do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira e do Fundo Clima, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e operacionalizado via BNDES. Além disso, o BRDE fechou as duas primeiras parcerias com instituições financeiras internacionais em 57 anos de existência. Mais informações estão no site brde.com.br. (Repórter: Rodrigo Arend)