Atenção à pessoa com deficiência vai receber 24 milhões de reais

14/03/2018
Prefeituras de 100 municípios do Paraná podem ter repasse de 240 mil reais para comprar veículos adaptados a pessoas com deficiência, para atender crianças e adolescentes.
A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social começa a receber a documentação para liberação do recurso financeiro nesta semana. Os veículos vão promover a inclusão social e melhorar a infraestrutura de atendimento.
A deliberação foi aprovada na última sexta-feira, pelo Conselho Estadual da Assistência Social, o Ceas, que determinou as regras para os municípios acessarem os recursos.
A superintendente da Assistência Social da Secretaria da Família, Maria de Lourdes San Roman, explicou que o gestor pode comprar uma van ou micro-ônibus e adaptá-lo conforme a necessidade para atender pessoas com deficiência. //SONORA MARIA DE LOURDES SAN ROMAN//
Após análise, foram determinadas cidades com maior número de pessoas com deficiência cadastradas na rede socioassistencial, que inclui Centros de Referência de Assistência Social, o Cras, e Centros de Referência Especializada de Assistência Social, o Creas.
As prefeituras devem entrar em contato com os escritórios regionais da Secretaria da Família para mais detalhes do repasse. A inclusão vai além do transporte especial, esse veículo adaptado prolonga o bem-estar da pessoa com deficiência, que se sente protegida dentro da entidade social. Segundo o presidente do CEAS e conselheiro da sociedade civil, Paulo Silvério Pereira, o uso de veículo acostuma a criança ou adolescente com deficiência a se socializar e perder o receio de usar transporte convencional. //SONORA PAULO SILVÉRIO PEREIRA//
Os recursos serão repassados pelo sistema fundo a fundo, o que garante mais rapidez e menos burocracia. O dinheiro faz parte do Fundo Estadual de Assistência Social, cuja destinação é determinada pelo Ceas. O conselho é composto por membros da sociedade civil, com representantes de entidades sociais e usuários do sistema único de Assistência Social, e membros do poder público.
Esta é a segunda deliberação para compra de veículos adaptados para pessoas com deficiência. Em dezembro do ano passado, foram outros 24 milhões de reais para o mesmo fim, para outros 100 municípios.
(Repórter: Gilberto Bettinelli)