Agência internacional que avalia o grau de solidez fiscal classifica o Paraná como o melhor do país

15/03/2018
A agência internacional de classificação de risco, a Fitch, uma das maiores do setor, anunciou nesta quinta-feira que manteve a avaliação nacional de longo prazo do Paraná em AA+.
A agência avalia o grau de solidez fiscal que os estados estão desempenhando. Dentre os critérios, por exemplo, um estado precisa estar em dia com a quitação de dívidas e pagamento de fornecedores.
O governador Beto Richa reconheceu a importância da classificação. //SONORA BETO RICHA
15_03 BETO01
Atualmente, o Paraná tem a melhor nota entre as unidades avaliadas pela instituição, no Brasil, e fica a apenas um degrau do nível AAA, que é o grau máximo de classificação de risco da agência.
Para o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, a nota positiva reflete todos os esforços realizados pelo governo para evitar que a crise econômica atingisse o Paraná de forma mais aguda. //SONORA MAURO RICARDO COSTA//
A Fitch destacou, no texto em que divulgou a nota do Paraná, que as margens operacionais do Estado estão em linha com os pares internacionais. Em 2017, o Paraná registrou um superavit fiscal de 6,1% e o baixo endividamento do Estado também ganhou destaque.
Além do Paraná, a Fitch avalia outros quatro Estados brasileiros. São Paulo tem classificação nacional AA, Santa Catarina e Maranhão estão com a nota AA- e o Rio de Janeiro foi classificado com nota C. (Repórter: Gilberto Bettinelli)