Ações de assistência social no Paraná também chegam às ilhas afastadas

16/03/2018
Mesmo os moradores de ilhas afastadas do continente são atendidos com ações e programas de assistência social no Litoral do Paraná. Os repasses aos sete municípios que compreendem a regional de Paranaguá somam 10 milhões e meio de reais. Além da cidade-sede, fazem parte da regional Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
Guaraqueçaba, por exemplo, é um município com aproximadamente 8 mil habitantes, tem cerca de 3 mil moradores nas ilhas. Apresenta índice de desenvolvimento humano, o IDH, considerado médio, e tem famílias de baixa renda que moram em comunidades distantes da área urbana.
Para que essas famílias tenham acesso aos serviços básicos de assistência social, o Governo do Estado já repassou ao município quase 2 milhões de reais.
A secretária de Ação Social do município, Giselle Sarubbi, garante que os recursos repassados tem feito a diferença no Programa. //SONORA GISELLE SARUBBI//
Eles receberam uma van adaptada, do programa Família Paranaense e, por meio dos incentivos, adquiriram um veículo para uso da equipe técnica. O município também conta com um barco, tipo voadeira.
A secretária garante que Guaraqueçaba é prioridade do Família Paranaense. Ainda em 2018, o plano é inciar um projeto de atendimento aos serviços de fortalecimento de vínculos no contraturno escolar e deve ser instalado, também, um posto fixo, em ponto estratégico, para dar suporte às famílias acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral. (Repórter: Gilberto Bettinelli)